Livro oferece alternativas pedagógicas para professores

“Tem bicho no meu nicho” é gratuito e voltado aos docentes dos ensinos fundamental e médio Em tempos de midiatização da educação, quando os meios de comunicação transformam as relações e práticas de ensino aprendizagem, os professores têm um desafio maior para envolver os estudantes e tornar possível a construção de conhecimento. Nessa empreitada, os jogos se tornaram grandes aliados.

Para auxiliar os docentes de Ciências de ensinos fundamental e médio, pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), alocados na Universidade de São Paulo (USP), lançam o  e-book “Tem bicho no meu nicho: Jogos educativos sobre a interação com animais em movimento”, que visa divulgar um material divertido, acessível, rico em conceitos e estratégias didáticas. A publicação está disponível para download gratuito no portal de livros da USP.

Segundo a equipe multidisciplinar que elaborou a publicação, o e-book aborda a importância da alfabetização científica e do ensino por investigação, apresenta conceitos e duas propostas de sequências didáticas: o jogo “Conecta” e o jogo “ZOOna de Contato” que mostram a relação entre as modificações na paisagem e a preservação e mudanças de comportamento da fauna. “Ambas as sequências foram criadas para despertar reflexões sobre o mundo atual, em que as atividades humanas transformam os ambientes, gerando impacto sobre a vida animal”, alertam os autores.

De acordo com os pesquisadores envolvidos na elaboração do livro, os jogos foram concebidos, inicialmente, como instrumentos de divulgação científica ao projeto “Bio na Rua”, por meio do qual estudantes de Biologia da USP apresentam atividades interativas e divertidas em praças públicas e parques da cidade de Ribeirão Preto. A boa recepção dos jogos foi o estímulo para  produzir um material que pudesse ser disseminado para o uso em escolas e também em espaços não formais e não estruturados.

“Os jogos sofreram modificações e vários testes foram realizados com jogadores que não participaram da construção deles, incluindo professores e crianças na idade foco de aplicação”, explica o biólogo e professor da USP, Danilo Boscolo. As sequências didáticas foram validadas por grupos de pesquisa que contam  com professores de ciências atuantes nas redes pública e privada do estado de São Paulo e a intensão era aplicar os instrumentos ao longo deste ano nas escolas,  mas a pandemia e a necessária suspensão das aulas alteraram os planos.

Os temas abordados no e-book contemplam a unidade temática “Vida e evolução” da Base Nacional Curricular do Ensino Fundamental e foi construindo articulando as três dimensões da vida acadêmica – ensino, pesquisa e extensão. “O livro foi construído principalmente por alunos de graduação em Ciências Biológicas, muitos dos quais se formarão como professores da educação básica e estão bastante próximos de escolas e professores tanto da rede pública quanto privada. Nossa proposta com essa publicação é, precisamente, construir essa ponte entre a universidade e as escolas”, confessam os pesquisadores.

Serviço
O quê: lançamento do e-book “Tem bicho no meu nicho: Jogos educativos sobre a interação com animais em movimento”

Como adquirir:  Tem bicho no meu nicho: jogos educativos sobre a interação com animais em movimento | Portal de Livros Abertos da USP

Deixe um Comentário